Criar é preservar: Porquê (PARTE 2)

> Continuação

Mas vamos ao centro da questão agora: Porque criar é preservar? Porque criando estamos perpetuando uma raça, estamos mantendo ela viva para a prosperidade. Porque criar canários de cor é preservar? Porque ao incentivarmos nossas crianças e amigos a criarem uma ave doméstica estamos evitando que essas pessoas continuem caçando os pássaros da nossa fauna.

Na verdade eu sou a favor da criação de uma campanha com o título:

Crie um canário belga, liberte um pássaro silvestre!" ou "Crie um canário belga, não prenda um pássaro silvestre!" Além disso, vocês realmente me condenam por manter meus canários "aprisionados em gaiolas"? Pois eu os condenaria muito mais se vocês os soltassem! Porquê? Porque eles morreriam. Eles não sabem viver de outra maneira, estão sendo criados em gaiolas há décadas! E assim que eles sabem viver! Não acreditam em mim?

Então me respondam: O que aconteceria se você soltasse o seu cachorrinho de estimação?
Se ninguém adotá-lo, ele acabaria morrendo: de fome, de frio, atropelado ou até mesmo de alguma doença.

Então, você aí que está lendo esse artigo, antes de falar mal de mim por ter pássaros em gaiolas, não se esqueça que você pode ter um cachorrinho, um gatinho ou até mesmo um hamster em casa, e eles estão presos não estão?

Por maior que seja o seu quintal, sinto muito informar que continua sendo um quintal, ou melhor, um gaiolão com bastante espaço. Então porque em vez de falar mal de mim você não me ajuda?

Quer saber como? Em vez de dizer: "Não tenha pássaros em gaiolas", comece a dizer: "Quer ter um pássaro em gaiola? Compre um canário belga então, mas por favor não aprisione os pássaros da nossa fauna!". Tenho certeza que já será um grande avanço!

Será que um dia eu vou conseguir, pelo menos, que os meus vizinhos e conterrâneos entendam o meu ponto de vista? Espero que sim, e se não tudo bem porque eu vou continuar tentando.

Fonte: Por Adriana S. Duarte
Criadora de Canários de Cor
Sócia AICC n° 271

Postagens mais visitadas

Imagem

Pomba Asa Branca