Apaixonadas por aves, 150 pessoas do DF se dedicam a observar pássaros

Grupo reunido para observar aves na UnB - Foto: Rodrigo D'Alessandro

Passar horas observando aves livres na natureza é um hobby que tem se tornado conhecido e tem atraído cada vez mais adeptos de diversas formações acadêmicas. No Distrito Federal, o grupo Observaves (Observadores de Aves do Planalto Central) reúne cerca de 150 “passarinheiros” (maneira como se denominam) interessados na experiência.

De acordo com um dos articuladores, o empresário Rodrigo D'Alessandro, o grupo se formou em 2005, quando algumas pessoas do DF, como ele e outro articulador, o biólogo Marcelo Monteiro, começaram a fazer as chamadas “saídas”, que são expedições para observar os animais. Para facilitar o contato dos interessados, eles criaram um grupo de discussão por e-mail que, posteriormente, se transformou no Observaves.

Na internet são organizadas as saídas, ou “passarinhadas". Os observadores utilizam diversas técnicas para encontrar ou atrair as aves, de acordo com o ambiente em que a prática é realizada.

Um delas é o uso do play-back, um aparelho que reproduz o som de aves, atraindo-as para mais próximo do grupo até que seja possível a observação com binóculos, lunetas ou máquinas fotográficas.

Para observar espécies diferentes de pássaros, grupo do DF já viajou para lugares como Alto Paraíso (GO), na Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis (GO). No mês passado, os observadores fizeram a maior expedição da história do grupo, passando uma semana no Estado do Tocantins, nas cidades de Palmas, Caseara e Lagoa da Confusão.

No Distrito Federal, o Observaves faz as passarinhadas, principalmente, em locais de grandes áreas verdes com cerrado preservado como o Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico, Parque Olhos D’Água, Parque Ecológico Dom Bosco. Além disso, segundo Rodrigo D'Alessandro, como Brasília é bastante arborizada, é possível observar aves na cidade, inclusive nas superquadras.

(Foto 2): O Tucanuçu é outra ave que vive no DF.

Fonte: R7
Foto: Rodrigo D'Alessandro

Postagens mais visitadas

Imagem

Pomba Asa Branca