Produtor de aves do Paraná cria frangos com até 1 metro de altura


Um produtor de aves de Paranavaí, no noroeste do Paraná, se especializou em criar frangos que chegam a até um metro de altura.
O agricultor Genival Travagin cresceu vendo a paixão do pai pelos animais que tinha no pequeno sítio. Quando assumiu a propriedade, fez buscas na internet e descobriu a espécie de frango. "Buscando na internet eu vi que tinha criadores em Goiás e em Minas Gerais. Aí, comprei os ovos e comecei o processo", diz. O criatório existe há dois anos.
Os frangos são da raça 'índio gigante'. As aves dessa raça podem chegar ao peso de cinco quilos em um período de seis meses. Segundo Travagin, os frangos sofrem menos com doenças e ganham peso mais rápido.

“Os galos recebem cuidados especiais. Precisamos dar vacina logo que nascem e uma ração especial. Diferente do frango caipira, que vive solto na propriedade, esse frango recebe cuidados especiais”, explica o agricultor.

Por ser uma raça diferenciada, os frangos índios gigantes custam a partir de R$ 200. Porém, os frangos reprodutores, que carregam carga genética pura, chegam a custar R$ 5 mil. “Esse é um frango equilibrado, o porte é equilibrado. A estrutura dele, pescoço, perna e corpo, é equilibrada ”, detalha Travagin.

O produtor controla a criação desde a reprodução. Os ovos são identificados com os nomes dos galos responsáveis pela carga genética. Após serem chocados, os pintos recebem um anel de identificação.

“As chocadeiras são divididas e cada ovo, dos respectivos galos, é colocado em uma divisão diferente. Assim que nasce, o pintinho recebe o anel da cor do galo responsável pela reprodução”, diz o agricultor. “Com o passar do tempo, vamos trocando as anilhas”, acrescenta.

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Fonte: RPC Paraná

Postagens mais visitadas

Imagem

Pomba Asa Branca