Pássaros de estimação. Veja aqui algumas características básica


É comprovado que ter um bicho de estimação em casa faz bem para a saúde e traz bem estar às pessoas. Porém, muitas vezes, a falta de espaço impede que as pessoas tenham cães ou gatos, por exemplo. Por esta razão, os pássaros são ótimas opções para quem quer ter um bicho de estimação.

Mas antes de escolher qual a ave melhor se identifica com o seu estilo de vida, vale se informar sobre sua personalidade, do que se alimenta, qual o tempo médio de vida e quais os cuidados necessários para que ela se desenvolva em uma ambiente saudável para ela.

A variedade de espécies é imensa, e essa etapa é um desafio por si só. Escolher pela beleza da cor e porte? Pelo canto? Ou por algo que talvez você tenha visto em um filme e achou interessante? A realidade é que você deve pesquisar bastante, pois cada pássaro irá construir um relacionamento diferente com seu dono e aves costumam construir seus relacionamentos a longo prazo.

Veja aqui algumas características básicas de alguns dos mais populares pássaros de estimação:

Canário - Existem mais de 400 cores de canários reconhecidas no mundo. Mas é a amarela, da linhagem belga, a mais popular por aqui. São resistentes e se adaptam a temperaturas quentes e frias. Seu canto é considerado um dos mais belos, o ideal é que fique apenas um na gaiola, o canário não dá trabalho, exige pouco espaço, e sua criação pode ser mantida na cidade ou em áreas rurais, servindo até como terapia para algumas pessoas. Entretanto, como é pequeno e frágil, demanda cuidados no manejo.

Papagaio do Congo - São aves extremamente inteligentes, um fato que se torna evidente ao observar seu comportamento. Muitos crescem e se tornam extremamente doces e afetuosos com seus donos, e espécie é conhecida por ser bastante sociável, porém, um Papagaio do Congo entediado ou negligenciado, muitas vezes não é um pássaro feliz, e não hesitará em expor as suas queixas quando for dada uma oportunidade.

Periquitos -São pequenos e fáceis de cuidar. Geralmente são pássaros silenciosos e dóceis, gostam muito de brincadeiras. Podem até imitar a fala humana e outros sons, como barulhos da casa. São ótimos com crianças, pedem carinho e dão bicadinhas bem fraquinhas para demonstrar seu amor.

Calopsita - Chamadas de pequenas cacatua, medem cerca de 30 a 35 cm e existem em 12 cores. Se tempo médio de vida é de 12 anos e, se bem tratadas, podem chegar aos 20 anos. Chamadas de cães de asas, são excelente companhia para famílias e pessoas sozinhas, pois são aves que interagem bem com seus proprietários. Ideais para quem tem criança, pois além de carinhosas, são bastante inteligentes e podem aprender vários truques.

Agapornis - Essas aves são de origem africana e podem ser encontradas nas mais variadas colorações. São divididas em oito espécies, sendo as mais comuns o fisher, o personata e o roseicoles, que são os mais fáceis de se tornarem boas aves de estimação, pois são mais dóceis do que as outras duas espécies. São aves mais temperamentais se comparadas com as calopsitas e os periquitos. É melhor não misturá-los com outros pássaros e garantir apenas um macho dentro do viveiro, pois podem ser bem agressivos e territorialistas.

Acesse também: CANARIL FEIJÓ

Fonte: TodoDia
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org


A Voz dos Pássaros - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Pomba Asa Branca