Acre celebra Dia da Biodiversidade


Acre celebra Dia da Biodiversidade com mais de 700 espécies de aves

Das 1.300 espécies de aves existentes na Amazônia, 711 já foram registradas no Acre e outras 22 aguardam confirmação. Com vasta biodiversidade e 87% de floresta preservada, o estado tem se destacado no cenário nacional com a atividade de observação de aves, em decorrência das políticas de valorização do seu ativo ambiental.

Situado no Centro de Endemismo Inambari – área que concentra um grupo de espécies com padrão de distribuição geográfica restrita – o Acre pode ser considerado como uma das últimas fronteiras de biodiversidade, surpreendendo com espécies recém-descritas para a ciência, nos últimos dez anos, como é o caso da choca-do-acre e da e a maria-sebinha-do-acre.

“Essa diversidade de espécies tem chamado atenção de um segmento social que se dedica a uma atividade que se beneficia dessa biodiversidade de uma maneira contemplativa sem causar impactos e ainda gera aquecimento da economia local”, explica o ornitólogo (biólogo especialista em pássaros) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e entusiasta da atividade de observação de aves no Acre, Ricardo Plácido.

Nesta segunda-feira, 22, celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da diversidade biológica e necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

Fonte: Agencia Acre
Foto: Ricardo Plácido

A Voz dos Pássaros - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Pomba Asa Branca